Aline Lourenço recebeu o Prêmio Latinidade Espanha-Brasil, na sede da Tv c4tvweb.tv, no dia 27 de outubro de 2024. O prêmio foi dado em reconhecimento do seu trabalho literário e artístico.
A escritora é uma ex-moradora da Rua Carnaúba de Senador Camará, desde os seus 9 anos. Estudou pelas escolas do bairro: Sampaio Corrêa, Presidente Médici, Thomé de Souza e Daltro Santos. Sua infância foi presenteada com livros doados por vizinhos. Já era adepta a leitura, desde muito nova, quando sua família ainda vivia em Santa Catarina, lugar onde morou de 1 a 8 anos de idade. De lá, trouxe o sonho de ver um texto seu num jornal.
Na adolescência, Aline curtia muito os bailes no Bangu Atlético e Casino. Assim como as outras festividades locais que se prolongam a Vila Aliança.
Terminado o ensino médio, continuou os estudos fazendo curso profissionalizante dentro da Vila Aliança, para conseguir o primeiro emprego. Matriculou-se num pré-vestibular e foi aprovada para fazer faculdade de Letras na Faculdades Integradas Simonsen. O sonho de ter um texto seu num jornal foi ficando cada vez mais escondido, ao se deparar com colegas que escreviam de forma totalmente qualificada e que a deixava insegura para publicar. Logo, o que escreveu durante a faculdade manteve-se guardado.
Em 2010 foi integrar a Ong Aliança Ativa onde trabalhou por meses, pois foi logo chamada para ser funcionária pública da Prefeitura de Itaguaí como professora. E seus registros só foram crescendo.
A pandemia chega e Aline tem a perda de seu pai, um grande incentivador. Isso a fez sentir vontade de publicar uma poesia. Aline publica e é selecionada para participar de uma antologia em 2021e, não parou mais! Ganhou o prêmio de Qualificação Literária pela Academia Independente de Letras de PE, Polímata. Hoje Aline Lourenço tem 13 participações em antologias de poesia, contos e crônicas. A antologia de destaque foi Clube de Lu da editora Cogito na Bahia e Rainhas Negras, lançamento na Expofavela 2023! Ainda não parou por aqui, Aline estará na Bienal 2023 para lançamento das antologias Rainhas Negras e Filhos da Terra no dia 01/09 às 19:00 hs e no dia 04/09 às 17:00 hs para lançamento de seu primeiro livro A jovem sonhadora”.
O segundo livro “Ivan, um conto pra chorar” foi lançado no final do ano passado e o livro infantil “Os cabelos de Gabrieli” será lançado em breve.
Atualmente, ela está escrevendo duas narrativas longas que se passam na comunidade da Vila Aliança: “A favela do silêncio” e “Penélope”. Para o futuro, já veio em sua mente um relato sobre aqueles amigos da infância que o tempo levou. Já tem em mente o nome “Onde estão os nossos amigos?”
Aline faz parte do Coletivo Rainhas Negras. Ela trás a narrativa negra, fazendo referência ao gênero músical Trep, sua narrativa por ela é chamada de Literatura Popular.
O ano mal começou e Aline já é indicada a autora Revelação da editora Letras Virtuais, Prêmio Festival Mexicano 2024, Prêmio Carioca de Excelência, Prêmio Latinidade e Membro fundadora da Academia de Ciências, Artes e Letras de Saquarema.
Mais informações:
Aline Melo - Assessora de imprensa
+5521 997404366
(Whatsapp)
Produtoradefilmeslatinidade@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário